O Nós propomos! como ponto de partida: Caminhos à construção da cidadania

  • Autor
  • Tatiane Ribeiro
  • Co-autores
  • Eduardo Cesar da Costa
  • Resumo
  • O estabelecimento de relações entre conhecimentos conceituais com a realidade vivida demonstra-se necessários não somente para o ensino e aprendizado da Geografia escolar, como para atuação cidadã e a formação docente. Nesta perspectiva que propomos tematizar neste texto a potência da relação entre a universidade e a escola de educação básica por meio de pesquisa bibliográfica e empírica de dois projetos de pesquisa desenvolvidos em Chapecó entre 2018 e 2021 com embasamento na metodologia do NP. Encalçamos respostas para a pergunta: como o Nós Propomos! desenvolvido no município de Chapecó contribui na relação universidade e escola e no ensino e aprendizagem da Geografia escolar e da docência? Assim, organizamos este artigo em três seções: introdução, relação universidade X escola, estudo de caso em Chapecó-SC. O estudo permite concluirmos que a metodologia contribui para o ensino e a aprendizagem da Geografia, para a formação cidadã e sua prática espacial, e para a formação docente.

  • Palavras-chave
  • Escola, Universidade, Nós Propomos!, Educação Geográfica.
  • Área Temática
  • Projeto Nós Propomos!
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O "II Congresso Iberoamericano Nós Propomos!” Foi um sucesso tanto em termos quantitativos, conforme podemos observar no número de acessos, quanto em termos qualititivos. A qualidade dos trabalhos apresentados foi excelente, com projetos sendo desenvolvidos e apresentados por estudantes do ensino básico ao lado de professores de algumas das melhores universidades do mundo. Isso já seria digno de ser uma referência para a educação geográfica, mas quando observamos que os temas dos trabalhos vão desde a aplicação do projeto em escolas rurais até escolas em cidades de grande porte, notamos como o projeto pode ter sua metodologia aplicada em diferentes contextos.
Foram ao todo 410 participantes inscritos em quatro categorias:
- 44 participantes de fora do Brasil, sendo 11 da Espanha, 23 de Portugal, 7 do Peru, e 3
de México
- 31 professores do ensino Superior
- 85 professores da educação básica
- 250 estudantes da educação básica

O que fica do evento é muito mais do que a sensação de alegria de rever amigos e entender como os trabalhos tem sido desenvolvidos. O que fica é a certeza de que o Projeto Nós Propomos! Está apenas iniciando sua trajetória nos países iberoamericanos.
Os frutos que estão sendo plantados agora serão colhidos com fartura nos próximos anos, com uma nova geração de professores de Geografia comprometidos com uma educação cidadã, na qual os alunos não são observadores passivos do espaço, e sim, agentes e transformadores do espaço geográfico.

Gostaria de fazer um agradecimento especial aos Coordenadores das salas das apresentações dos trabalhos: Clézio dos Santos, Rosalvo Nobre, Rosemy da Silva Nascimento, Isaac da Rosa, Raimundo Lenilde de Araújo, Adilson Tadeu Basquerote, Mafalda Nesi Francischett, Andreia Zuchelli Cucchi, Paula Terres Carvalho.

  • Geografia e Educação
  • Projeto Nós Propomos!

Comissão Organizadora

Yan Navarro
Matheus Felipe Lustosa Damasceno
Isaac Rosa

Comissão Científica

 

 

yannavarro@gmail.com